Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Verão, Edith Wharton

por Editepf, em 23.10.17

Verão-edith Warton.png

Sinopse: aqui.

Opinião: Comprei este livro na última Feira do Livro de Lisboa e li-o, rapidamente, no Verão. Já conhecia a escritora de "A Idade da Inocência", mas este livro prometia ser diferente.

Como nota introdutória, Edith Wharton foi a primeira mulher a ganhar o Prémio Pulitzer com "A Idade da Inocência" em 1921. Nos anos seguintes, em 1927, 1928 e 1930, a romancista americana foi nomeada para o Prémio Nobel da Literatura e não ganhou em nenhum dos anos em que esteve nomeada (mas já falamos das reveses deste prémio anteriormente).

A personagem principal é Charity Royall, que foi trazida das Montanhas, por caridade, e acolhida por  Mr. Royall, e é na aldeia de North Dormer, "uma aldeia dos montes, queimada pelo sol e batida pelas intempéries, abandonada pelos homens, deixada de lado pelos caminhos de ferro, transportes, telégrafos e por todas as forças que unem a vida à vida das comunidades modernas", que Charity trabalha, a meio tempo, na biblioteca. 

Charity tem 18 anos, odeia a aldeia de North Dormer, onde se sente isolada, e só pensa em ganhar dinheiro suficiente para sair dali. Mas Charity, ao contrário do nome, não é caridosa, não é amável nem uma personagem com que se crie uma empatia. Tudo a aborrece (creio que isso terá a haver com o facto de Charity ser jovem e não pensar nem refletir nas consequências dos seus atos). Perante este cenário, ela apaixona-se por um jovem arquiteto citadino chamado Lucius Harney, deposita nele todas as suas fantasias quanto ao futuro e manda às urtigas quaisquer pensamentos de decência da época, envolvendo-se com ele sexualmente.

Um livro que não se compara ao "A Idade da Inocência", mas em que podemos apreciar a história e a escrita desta grande escritora, cujo tom crítico habitual da sociedade, da política e da moral, surge através dos personagens Charity, Mr. Royall e Harney. 

Será que ela se inspirou nela própria?

 

Classificação: 4/5 - Gostei,


7 comentários

Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 23.10.2017 às 11:21

É sempre ter ideias novas para leituras , mas são tantas as sugestões e tão pouco tempo!!!Image
Imagem de perfil

De Editepf a 23.10.2017 às 23:23

Compreendo perfeitamente. Podia ler mais, é certo, porém, todas as leituras que faço são uma descoberta e uma aprendizagem que faço nas horas livres. Às vezes consigo ler mais, outras nem por isso.  É uma terapia.  

Comentar post





Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Instagram