Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Terra-de-Neve.jpg

 

Opinião: Terra de Neve é daqueles livros em que olhamos para a capa e achamos que não é nada apelativa (a capa da fotografia é bem melhor do que a edição que li da Biblioteca Sábado). Depois o tema - sobre gueixas, tradições e paisagens do Japão - não incentiva. Eu, contra mim falo, não me apetecia nada ler este livro, mas tive de o fazer. Em janeiro, deste ano, escolhi-o por ser pequeno e para cumpir o tema de ler um livro escrito por um autor asiático para o clube de leitura conversas livrásticas. Náo sei se sabem, mas Terra de Neve é muito conhecido porque o escritor ganhou o prémio Nobel em 1968. 

 

Quando comecei a ler o primeiro capítulo, fiquei admirada com a capacidade descritiva do autor. A forma como descreve o simples reflexo de uma mulher no vidro da carruagem do comboio é sublime. Uma coisa que julgamos banal transforma-se. Somos nós que estamos ali e conseguimos ver a imagem de uma mulher jovem, bonita e misteriosa. Nesta passagem senti que estava lá, tal a quantidade de detalhes que vão sendo dados para descrever as personagens.

 

O nosso Eça de Queirós fazia descrições minuciosas dos objetos e dos lugares, mas as descrições de Kawabata resultam, a meu ver, melhor, criando um ar de mistério e de reflexão. No entanto, em termos de desenvolvimento da história e dos personagens o nosso Eça vence sem margem de dúvida. 

 

Terra de Neve é a história de Shimamura, um homem de Tóquio, casado, que conhece a geisha Komako numa viagem ao interior norte Japonês. Ano após ano, durante três anos, visita a região da montanha para descansar nas termas e encontrar-se com Komako. A relação deles é de suposta amizade. Cada um está preso ao seu papel. Cada um possui sentimentos e expetativas diferentes.

 

Terra de Neve é uma leitura difícil, dizem, mas o que me desencantou foi o facto de Yoko (a jovem do reflexo no comboio) não ter um outro desenvolvimento. Esperei mais. 

 

 Classificação:

Livros em Gifs e Png (38) (1).gif

3 estrelas.png

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Imagem de perfil

De HD a 12.06.2018 às 20:43

Olha que eu até aprecio o tema das gueixas... ;p
Imagem de perfil

De Edite a 13.06.2018 às 23:15

As gueixas têm um treino e educação rigorosas

Comentar post





Arquivo



Mensagens