Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Poe visitado e revisitado

Ou a intemporalidade de um conto

por editepf, em 10.03.23

ade2057132cfb1f1f87ba7a2111cbe7a.jpg

A página mais visitada deste blog é a história d´O gato preto, de Edgar Allan Poe. O post  em causa não tem novos comentários, não tem uma foto bonita; o conto é bastante mórbido, um horror, e a crueldade sobre pessoas e animais é uma amostra negra do lado mau do ser humano. 

Há quem considere este conto como autobiográfico, digno de estudo pela psicologia, dado que tal como o personagem, o autor tinha um lado obscuro, uma mente perturbada e era um boémio, até que, certo dia, após uma bebedeira, foi encontrado inconsciente numa rua e veio a falecer no hospital, em 1849.

A vida não foi fácil para Poe, o mestre do suspense, terror e da ficção científica, mas as histórias que deixou mostram um génio literário muito à frente do seu tempo. 

Será que intemporalidade do conto é uma explicação para as contínuas visitas dos leitores?

Ou será que o gato preto em vez de azar dá sorte?

Eu não aconselho a que continuem a revisitar só porque fico com muita pena do pobre do gato, mas já que insistem aqui vai: https://olivropensamento.blogs.sapo.pt/o-gato-preto-de-edgar-allan-poe-48496

 

 


2 comentários

Imagem de perfil

De imsilva a 10.03.2023 às 19:14

Tendo os Contos de Poe na estante, depois de ter lido este post, fui ler o dito conto. Um gênio literário sem dúvida, quanto à pena, não sei se a tenho do gato ou do malfadado desgraçado. 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.03.2023 às 20:14

A culpa é dele, não do gato

Comentar post





Pesquisar

  Pesquisar no Blog