Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pais e filhos.JPG

Opinião: Desde o Crime e Castigo, de Doestoievski, que fiquei com vontade de conhecer autores russos e de descobrir um pouco mais sobre cada um. Antes de avançar para um autor preferido, espero conseguir ter uma ideia sobre a forma como cada um escreve e como abordam alguns temas que prometem dar que pensar.

E foi isso mesmo o que aconteceu com Pais e Filhos, um romance sobre o conflito de gerações. De um lado, temos o Arkádi e o seu amigo Bazárov, jovem estudante de medicina, que nega tudo, acreditando apenas na ciência; do outro lado, os pais, conservadores e tradicionais, como, por exemplo, Nikolai Pietróvitch, pai de Arkádi, que vive da exploração agrícola e do trabalho dos camponeses (mujiques), usando métodos pouco eficazes e já ultrapassados.

Portanto, o conflito instala-se assim que Bazárov entra em cena, já que as suas opiniãos e personalidade chocam a família tradicional Pietróvitch, especialmente Pavel, irmão de Nikolai, que o detesta. Mas, nestes dois pontos antipoidais da história, o personagem Arkádi, sob a influência de Bazarov, possui, a meu ver, opiniões mais moderadas. 

Neste livro, existem ainda outros personagens, porém, destaco o que mais me impressionou:  Bazárov e  seu pensamento niilista, uma doutrina filosófica que atinge a literatura, a arte, a ética e a moral. Ele é o tipo personagem que choca: é frio, calculista, detesta a vida do campo e os camponeses, e não demonstra sentimentos por ninguém (exceto, talvez, por Anna), nem respeita os próprios pais.

Devo confessar que, a determinado ponto da história, o niilismo vincado de Bazárov recordou-me Camus e o seu existencialismo. Perante tais interpretações da realidade, nada faz sentido, nem a vida nem a morte, e tudo é permitido (Isto sou eu a divagar, portanto, vale o que vale).

Pais e Filhos é de rápida leitura e com um final que surpreende (a mim supreendeu, sem dúvida), o que veio confirmar a ideia de que os autores russos possuem uma habilidade invejável ao nível da escrita, bem como na forma como contam as suas histórias,continuando, assim, a desafiar, ainda hoje, os leitores. 

Classificação: 4/5*


23 comentários

Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 24.07.2019 às 10:42

A primeira review do meu blog foi sobre este livro :) já o li há algum tempo, mas gostei muito.
Imagem de perfil

De Edite a 11.08.2019 às 10:55

Bárbara,
Constato que ainda não respondi ao teu comentário aqui mas passei no teu blog
Beijinhos e um bom domingo.
Imagem de perfil

De imsilva a 24.07.2019 às 12:47

De escritores russos só li Ana Karenina de Tolstoi. O Crime e castigo está nas prateleiras à espera, e tenho curiosidade.
Imagem de perfil

De Edite a 10.08.2019 às 21:04

Adorei Crime e Castigo. Karenina ainda não li mas quero.
Beijinhos
Sem imagem de perfil

De Livros de Vidro a 24.07.2019 às 12:57

Parece interessante. 
Imagem de perfil

De Edite a 10.08.2019 às 21:02

Muito😊
Imagem de perfil

De HD a 24.07.2019 às 21:49

Concordo, os russos têm uma perspectiva de escrita duma posição que muitos sempre invejarão... :-)
Imagem de perfil

De Edite a 10.08.2019 às 21:02

É, não é? Acho que tenho de continuar a ler mais russos
Sem imagem de perfil

De joanita a 10.08.2019 às 20:28

Pela tua sinopse,parece ser um excelente livro,nunca li nada de um escritor russo,contudo,fiquei curiosa com a sinopse deste livro que tu aqui partilhaste,muito obrigada!!
Imagem de perfil

De Edite a 10.08.2019 às 20:59

Obrigada. Os livros que os escritores russos escrevem dão sempre que pensar.  
Para começar a ler russos aconselho um livro muito pequeno que se chama "A morte de Ivan Ilitch", de Lev Tolstoi. Também tenho opinião sobre ele aqui no blog.
Sem imagem de perfil

De joanita a 10.08.2019 às 21:04

Ok,ok,obrigada por teres dito o nome de mais um livro russo,sim,sim,acredito que dêem que pensar,eheh,obrigada pelo teu conselho!! Agora ando a ler um violino na noite da escritora jojo moyes,vou já no capítulo 13 e estou a adorar a sua leitura!! Quando puder e tiver tempo,irei procurar esse tal que disseste aqui em resposta ao meu comentário e também o pais e filhos!! Continuação de boas leituras para ti,tudo de bom,excelente noite de sábado e um bom domingo,muitos beijinhos!!
Imagem de perfil

De Edite a 10.08.2019 às 21:14

Acho que ficaste assustada😂. 
Já li esse da Jojo Moyes e recentemente li dela O Retrato de Família. O meu preferido continua a ser Depois de ti.
Beijinhos e boas leituras! 😘
Sem imagem de perfil

De joanita a 10.08.2019 às 21:34

Ora essa,fiquei assustada porquê???????
Então e o que achaste do livro que estou a ler no momento??????!!
Muito obrigada por me desejares boas leituras!!
Muitos beijinhos!!
Imagem de perfil

De Edite a 10.08.2019 às 21:47

Eheheh. Tenho uma amiga ucraniana que se menciono escritores russos ela diz que é uma seca e que deu na escola. Eu não dei na escola e gosto. Portanto, pensei que estarias interessada em começar a ler e sugeri um mais pequeno por isso. Se fizessem isso comigo ficaria assustada por ter mais um livro para comprar e ou procurar. 

P. S. Gostei do livro que estás ler. Depois de leres podemos trocar impressões
Sem imagem de perfil

De joanita a 10.08.2019 às 22:00

Ok,ok,querida Edite,entendi perfeitamente,contudo,mesmo assim,não fiquei nada assustada,fiquei surpreendida pelo facto de dizeres que eu me assustei pelo facto de ler autores ou autoras russos ou russas!! Quanto às leituras,tenho vários livros em lista de espera,neste momento,estou a ler o que te disse e tenho mais quatro em casa também para serem lidos,livros esses,que trouxe da biblioteca da minha vila!! Sim,sim,quando eu terminar de ler podemos trocar impressões sobre o dito livro,se assim desejares,eu partilharei no meu recente blogue a minha opinião sobre o dito cujo,ainda bem que gostaste de ler o violino na noite da escritora jojo moyes,fico feliz por isso!! Ainda em relação às leituras,tenho visto sinopses de livros bem interessantes,por isso,te digo que não fiquei nada assustada com os russos e russas,pois já tenho uns poucos de livros à frente desses,kkkkkkkk!! Quanto à procura dos livros,deus queira que a biblioteca da minha vila os tenha a todos porque eu não gosto nada de comprar livros por culpa dos preços que são demasiado elevados,acho que deveriam baixar o preço dos livros,com toda a certeza de que as livrarias ficariam a ganhar com isso e haveria muitos mais leitores e leitoras,para quem gosta muito de ler,os preços dos livros são caríssimos!! Desculpa ter-me alongado bastante no meu comentário!! Beijinhos,boa noite e continuação de boas leituras para ti!!
Imagem de perfil

De Edite a 10.08.2019 às 22:04


Beijinhos e boas leituras também para ti.
Sem imagem de perfil

De joanita a 10.08.2019 às 22:18

Muito obrigada querida,beijinhos e boa noite!!
Imagem de perfil

De Sarin a 11.08.2019 às 00:19

Olá, Edite.
Gosto de autores russos, não me lembro de ter lido Turgueniev... sabendo Pais e Filhos a magnum opus, será talvez desaconselhável começar por aqui - temo que os outros lhe sejam inferiores. Mas agora entrou na lista onde nunca tinha estado :) 




Deixo um convite para passar no meu burgo. 
Quem lê muito reconhece os autores pela escrita, talvez encontre por lá literatura reconhecível.


Boa continuação :)
Imagem de perfil

De Edite a 11.08.2019 às 10:27

Olá, Sara.
Turgeniev aborda o niilismo através do personagem Bazárov e este é um tipo de pensamento em que tudo é levado ao extremo. Julgo que o meio termo será o mais acertado, mas não deixa de ser interessante explorar esta linha de pensamento. Quiçá exista em mim uma costela de niilismo e outra de existencialismo. E, certamente, irei , nas minhas leituras, descobrir mais.
Aceitei o convite e espreitei os blogues. Já conhecia e, por isso, subscrevi para não perder nada. 
Bom domingo!
Imagem de perfil

De Sarin a 11.08.2019 às 10:46

Agradeço, e espero que comente - gosto do diálogo :)


Mas o meu convite tinha como  referência outros estilos literários, cf email.


O niilismo é uma escola que pouco frequentei - mas reconheço que terá méritos. Como disse, coloquei na lista :)


Até breve :))
Imagem de perfil

De Sarin a 11.08.2019 às 17:53

E a joanita voou...
Imagem de perfil

De Edite a 11.08.2019 às 18:10

Logo agora que estava quase a tornar-me seguidora do blog

Comentar post






Mensagens