Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




image0-100.jpg

Sinopse: aqui.

 

Opinião: Lembro-me bem de ter lido "Rosa, minha irmã Rosa", "Chocolate à Chuva", "A Espada do Rei Afonso" e "Águas de Verão". Alice Vieira escreveu estas e outras histórias infanto-juvenis que faziam as minhas delícias. 

 

"Os Olhos de Ana Marta" é classificado como o melhor romance de Alice Vieira, pela construção das personagens, a estrutura narrativa e a conceção da história. Sem dúvida uma grande escritora cujas obras foram traduzidas para várias línguas e que merece um carinho especial por me ter "acompanhado" na infância. Mas vamos à história.

 

Marta é uma menina de 11 anos com muita imaginação. Ela acha que foi trocada no hospital e que a mãe, Flávia, não é a sua verdadeira mãe. A sua imensa imaginação, instigada por Leonor, a governanta que lhe conta histórias, não consegue descortinar a razão desse sentimento de rejeição, o qual não é de todo infundado-é que a mãe nunca pronuncia o seu nome e mal olha para ela. Já o pai, só tem se interessa por Flávia. Fecham-se quartos na casa de Marta assim como se fecharam as portas do coração daquela mãe. 

 

O livro tem, obviamente, um mistério, um segredo de família, que deveria ter despertado uma vontade enorme de descobrir toda a verdade. Infelizmente, desta vez, não funcionou comigo. Não sei bem o que aconteceu durante a leitura, mas não consegui agarrar a história, senti-la em todas as suas palavras nem imaginar o sofrimento de Marta. Na verdade, não senti nada. Foi mesmo muito estranho.

 

Mais tarde, refleti um pouco e entendi este distanciamento ou esta aparente falta de ligação com a personagem. De forma inconsciente, o meu objetivo foi voltar à infância e sentir o desprendimento total das férias de Verão. Através desta leitura, isso falhou e, como não encontrei o que procurava, facilmente perceberão o motivo de ter sido uma leitura demasiado rápida e sem grandes emoções. Mea culpa, assumo.

 

Portanto, aconselho o livro a quem procura encontrar uma lição de vida, mas desaconselho a quem procura uma forma de voltar atrás no tempo como foi o meu caso.

 

E vocês, já leram? Comentem, pois gostaria muito que partilhassem aqui a vossa opinião. 

 

Classificação: 3/5

 


6 comentários

Imagem de perfil

De Bruxa Mimi a 28.12.2017 às 11:38

Há muitos anos, a seguir a "Rosa, minha irmã Rosa", li o "Lote 2 - 2.º Frente" (ou lote 12, confesso que não tenho certeza). Só há pouco tempo (quando foi oferecido à minha filha mais velha) li o "Chocolate à chuva". Li muitos outros livros da Alice Vieira, alguns mais infantis do que juvenis, como os livros da coleção "Livro com cheiro a... (chocolate, morango, caramelo)". Mas "Os olhos de Ana Marta" nunca li, não posso opinar. Se tiver oportunidade (e memória), vou requisitar o livro na biblioteca que há perto de minha casa.
Imagem de perfil

De editepf a 28.12.2017 às 22:20

Um livro secreto que vem no correio. Esta iniciativa, que não sei se conheces mas podes ver na Tag livro secreto, tem permitido ler livros que de outra forma não leria.
Uma experiência que estou a adorar.
Imagem de perfil

De Bruxa Mimi a 28.12.2017 às 22:58

Interessante!
Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 28.12.2017 às 12:13

Nunca li nada de Alice vieira, parece que tem que entrar na lista
Imagem de perfil

De editepf a 28.12.2017 às 22:17

Tens de ler pelo menos um para ter a experiência
Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 31.12.2017 às 13:38

Li este livro quando tinha uns 8 anos, e lembro-me de ter gostado muito, mas estar longe de ser o meu favorito da autora (que eu adorava). Li imensos dela - o meu favorito era "Se perguntarem por mim, digam que voei". Beijinhos e bom ano :D

Comentar post





Pesquisar

  Pesquisar no Blog