Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Yin-Yang literário

por Editepf, em 25.07.19

20190725194850_IMG_1674.JPG

Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX, disse que é “importante, em relação ao nosso hábito de leitura, a arte de não ler. (...) Para ler o que é bom uma condição é não ler o que é ruim, pois a vida é curta e o tempo e energia são limitados". 

Uma frase vinda de um filósofo dá sempre que pensar, especialmente quando se refere à leitura, mas não vou tecer aqui grandes considerações acerca dela. Tudo o que escrevo são apenas palavras que fluem naturalmente e de acordo com a minha experiência, e lá por um filósofo ter pensado num assunto não quer dizer que o vá reproduzir ou que pense exatamente o mesmo. Apenas começo por salientar o aspeto do tempo. Quando fecho um livro, porque este é pior do que estava à espera, permanece realmente uma sensação de tempo perdido. Tempo que poderia ter sido gasto melhor ou a ler outro livro. Geralmente acontece quando não tenho disposição nenhuma para bagatelas e clichés.

Acho que as minhas escolhas são como a lua, têm fases, e, ultimamente, dou por mim a refletir mais sobre elas. O que me levou a comprar? O que deveria ter lido acerca daquele livro? Porque é que tive interesse nele? Porque é que o livro não é para mim? Mas, enquanto leitora, sou demasiado curiosa, quero ler tudo e conhecer vários autores. E depois há uma variedade livros com capas apelativas, com propaganda feita especialmente para me fazer pensar que preciso, quando na verdade não é bem assim.

O que move, verdadeiramente, as minhas escolhas, são as tais fases, algumas de humor, outras sazonais. Há livros que gosto de ler no verão, na praia. E há livros que gosto de ler no inverno, com uma mantinha e uma chávena de chá ou café. Já quanto aos livros que são penosos, em que cada página é uma tortura e em que queremos que chegue rapidamente ao fim, o que faço? Porque é que não desisto de ler livros "maus"?!  Pessoalmente, se o livro não me prende passo ao seguinte e volto a pegar nele mais tarde. Nunca desisto à primeira. Talvez à segunda. Talvez o livro se torne extraordinário quando já vai a meio. Talvez esteja perante um livro com uma mensagem sobre a qual vale a pena refletir. Talvez o autor tenha investido muito trabalho e mereça uma oportunidade. Talvez a minha curiosidade seja demasiado forte e precise de aprender a controlá-la. 

A dificuldade que encontro na escolha dos livros é quase como a dificuldade de não me ver a mim própria - nem no espelho vislumbro a resposta às minhas dúvidas. 

Em prol das melhores leituras, deveria de existir uma meditação guiada, só para podermos encontrar os melhores livros do mundo. No entanto, a realidade tem sido madastra e, enquanto estou em formação, na qualidade de leitora, a minha transformação continua distante do ideal Yin-Jang literário. 

 

Mais pensamentos literários para ler aqui:

Livros a mais não existe

Qual o teu género literário

Livros que intimidam

A minha dieta literária

Livros e dieta, mas que ideia

 

 

 

 


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Manu a 26.07.2019 às 16:38

Revi- me no que escreveste.
Há livros que não consigo ler, no entanto, quando os comprei pareceram- me apelativos.
Geralmente vejo detalhadamente o tipo de letra, toco- os, cheiro- os...
Uns leio- os de uma assentada, outros ficam a aguardar melhores dias.
Penso que a leitura é como a lua ou as marés,  mudam, mas voltam sempre no momento certo em que nos dispomos a ler o que dantes não fazia sentido.


Bom fim de semana!
Beijinhos Edite
Imagem de perfil

De Editepf a 30.07.2019 às 22:40

Obrigada, Manu.Beijinho
Imagem de perfil

De HD a 26.07.2019 às 21:07

A julgar pela lista interminável de livros de partilhas, compreendo a tua indecisão... :-O
Imagem de perfil

De Editepf a 30.07.2019 às 22:39

É muito difícil quando se quer ler tudo

Comentar post





Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Instagram