Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O que dizem os teus livros ? (2)

por Editepf, em 21.11.16
Era uma vez...."a bruxinha despenteada"
 
que foi ver a "Cassilda, a bailarina"
 
e  “O Lardos cachorrinhos”?
 
A Sandra Jordão do blogue fábrica de estórias da bruxinha despenteada aceitou divulgar aqui o seu maior sonho: contar as histórias que habitam dentro de si própria. Ela é mãe de três filhos, trabalha numa empresa em Leiria, há 27 anos, e já publicou três livros infantis.
Em 2015, em parceria com a CRID Leiria, publicou "A bruxinha despenteada" em Braille, tendo oferecido os livros à Acapo. Recentemente, no “Concurso Internacional Onkyo Braille”, o seu texto foi um dos escolhidos para representar o nosso país. 
Ela é muito bem disposta e tem, sempre, um lindo sorriso para as crianças e adultos, claro! Mas vamos lá à entrevista:
 
Desde que idade tensuma paixão por livros? 
Desde a infância, embora tenha estado um período sem ler muito, retomando ohábito/paixão há sensivelmente 10 anos.

Qual o tipo de livro que costumas ler?
De tudo um pouco; gosto essencialmente de estórias com ensinamentos de vida, onde são enaltecidas as lutas e as conquistas. Também tenho um especial fascínio pelo mítico e o épico.
 
O que gostas mais durante a leitura? 
Entrar na estória, sentindo-me transportar para dentro dela, como se estivesse numa viagem dentro de mim mesma… há estórias que me fazem levitar e ficar no meu Eu… Sonhar…
 
Quais os fatores que influenciam a escolha de um livro? 
Às vezes o título ou a sinopse do livro desperta-me a atenção, ou a curiosidade pelo tema,ou ainda, se alguém mo recomenda.
 
Descreve sentimentos que só um leitor entende. 
Folhear as páginas de um livro, sentir a textura, o cheiro, é mágico! Transporta-me para outra dimensão. Ensina-me, faz-me pensar, e permite-me estar noutro lugar qualquer sem sair do meu espaço físico.
 
As histórias,por vezes, têm uma enorme carga emocional. Já alguma vez choraste ou riste? Se sim, quais foram os livros em que isso aconteceu? Claro que chorei, e muito! O livro que me fez mais chorar foi: “Nunca me esqueças” de Lesley Pearse – romance -  pela carga de vida que contém. É baseado numa estória verídica duma mulher inglesa que num acto isolado rouba um chapéu e é presa e condenada à morte. Dão-lhe uma 2ªoportunidade, indo para a colónia penal da Austrália, onde, para lá chegar viva, tem de lutar e fazer escolhas que serão o ponto de viragem da sua vida.Quando cumpre a pena, regressa à prisão de Londres, onde alguém irá relatar a sua estória e revela as condições desumanas em que são colocados os prisioneiros na Austrália. Enfim, ela volta a fazer a diferença…
 
O que dizem osteus livros? 
Os livros que leio dizem-me que há muito mais vida do que o que me rodeia. 
 
 
 
***
Antes de passar à última pergunta, que coloco num tom de desafio pessoal, quando olhei para a primeira fotografia, lembrei-me que lia, à noite, antes de dormir, e pensei na coleção "As histórias do avozinho", em especial, neste excerto:

"Dafábula e da moral não custa a entender;
Quempretende ensinar precisa saber,
emelhor que a palavra, embora culta e fina,
oexemplo é que ensina...".

Assim sendo, a pergunta é: Sandra, os teus livros reflectem esta linha de pensamento?
Completamente! Quando escrevo é como se escrevesse para os meus filhos, ou seja com coração, com dedicação, numa escrita simples e perceptível aos mais novos que já lêem sozinhos e aos seus pais. E, mesmo inconscientemente, pois a imaginação flui quando menos espero, no que escrevo, sempre sobressaem os valores que tenho passado para os meus filhos ao longo da vida e que acabam por se revelar nas minhas estórias, que são nada mais que um reflexo de mim.
Como exemplo disso:
Na bruxinha despenteada, está enaltecido o direito à diferença, a aceitação do outro, a auto-estima, a amizade.
Já na Cassilda, o gozo da liberdade de sonhar e de viver os nossos sonhos, lutando incessantemente na sua busca.
Quanto ao “Lar dos Cachorrinhos”, ressalvam-se os valores como a partilha, a entreajuda, o foco na concretização dos nossos objetivos, e o amor e respeito aos animais.
 
 
Muito obrigada, do fundo do ❤.


 
 


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Chic' Ana a 21.11.2016 às 09:44

Masis uma excelente entrevista! Adorei a imagem final, por vezes fico tal e qual =)
Beijinhos

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Instagram