Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lei & Corrupção, de Mike Papantonio.

por Editepf, em 09.01.18

36149561.jpg

Sinopse:aqui.

Opinião:  Quando soube que a Magda me ia enviar este livro, pelo correio, fiquei em polvorosa. As leis fazem parte do meu trabalho, do meu dia-a-dia e as expetativas eram mais do que muitas. 

 

Então, começando pelo Mike Papantonio, o autor é advogado num dos maiores escritórios de advocacia da América (o Levin Papantónio) e resolveu escrever este livro inspirando-se em factos verídicos. É desse conhecimento que surge a história do advogado Nicholas Deketomis. O primeiro caso é o de Annica, uma jovem de de 19 anos que sofreu um acidente vascular cerebral após tomar uma pílula contracetiva. Inicia-se um medir de forças entre uma grande farmacêutica e um advogado que quer defender a vida de inocentes. Evitar novas vítimas é a sua prioridade máxima, porém terá de lidar com forças poderosas que não olham a meios, os chamados "danos colaterais", para atingir os seus fins lucrativos.


Os julgamentos de crimes (contra a vida, o ambiente e saúde pública) e os meandros do próprio sistema judicial americano são assuntos que me prendem a atenção. Já vi vários filmes (tratando-se do tema ambiente veio-me logo à cabeça o filme «Erin Brokovitch»), já li vários livros com julgamentos (ainda não vos disse que o meu preferido é o «Sete Minutos», de Irving Wallace?) e vou continuar a ver e a ler, mais e mais.
 
No início, referi que as expetativas eram altas. E eram. Porém, ter um termo de comparação também não ajuda - e eleva a fasquia. Esperava ação, muita ação, e debates, arrebatadores, entre a acusação e a defesa. Não esperava, de todo, ficar a saber a facilidade com que, no sistema judicial americano, se iliba alguém da morte de uma pessoa através do descrédito "moral" da testemunha chave, sem direito a novo julgamento.
Lei & Corrupção possui uma escrita simples, algo "cinematográfica", que se lê rapidamente. Eu esperava mais dos personagens e da história, o que não quer dizer que não venham a ler e a gostar (como a Magda ).
 
Classificação: 3/5


6 comentários

Perfil Facebook

De Manuela Rosa Marques a 09.01.2018 às 23:58

Nem sempre os livros correspondem às expectativas que criamos.
Fui ler a sinopse e tal como tu fiquei ou ficaria entusiasmada.


Beijinhos Edite
Imagem de perfil

De Editepf a 14.01.2018 às 22:28

Obrigada pelo comentário. As expetativas funcionam sempre em nosso desfavor. Estava à espera de muito mais, o que não é bom.
Beijinhos
Imagem de perfil

De HD a 10.01.2018 às 20:57

Mais um que desconheço por completo... :s
Imagem de perfil

De Editepf a 14.01.2018 às 22:27

HD, podes ficar descansado. Quando eu disser que deves ler, tens de ler
Imagem de perfil

De A rapariga do autocarro a 11.01.2018 às 15:33

É a magia dos livros s funcionar, para uns uma perspectiva, e uma diferente para outro leitor! Não conheço este escritor.
Imagem de perfil

De Editepf a 14.01.2018 às 22:26

Cada leitor tem uma perspetiva diferente e gostos diferentes.

Comentar post





Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Instagram