Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




joão aguiar.jpg

 

Sinopse: Num mundo rural em decomposição acelerada, minado pela poluição física e mental, pelos media e pelas arremetidas da "Aldeia Global", um homem de setenta anos e um adolescente aliam-se para construir um pequeno universo privado, fantástico, parado no tempo, onde vivem os velhos ritos e as superstições do passado.
Porém, esse universo, frágil e vulnerável, não poderá resistir durante muito tempo à sociedade hostil que o cerca. Então, é preciso encontrar uma saída...

Opinião: Neste pequeno livro, encontramos D. Gonçalo Nuno, um homem de idade, rico, dono de empresas, que se recusa a fazer a vontade aos filhos e ir para um lar, e o Zé da Pinta, um rapaz de 17 anos, considerado o "apoucadinho", o "tolo" ou o "idiota" da terra. Estes personagens encontram-se em Poais de Santa Cruz e aos poucos encontram um mundo especial, longe de supermercados e de reality shows, e, no fundo, vivem à parte num mundo que se distancia da realidade social, no qual há lobisomens, mouras encantadas, almas do outro mundo e Nuvens Seculares. 

Este autor foi uma estreia. Não tinha lido nada nem conhecia o escritor (e fiquei triste quando soube que morreu em 2010). Além de ser uma estreia, foi uma enorme surpresa. Gostei muito da escrita, da história, dos personagens e sobretudo do final, que foi brutal !!! (quem já leu sabe a que me refiro e ao empregar esta expressão com duplo sentido apenas quero dizer que gostei muito mesmo).

Agradeço à pessoa que enviou o livro, porque vale mesmo a pena ler.

 

Classificação: 4/5.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Imagem de perfil

De Magda L Pais a 26.04.2018 às 16:16

Tens de ler o Navegador Solitário  que andou a circular na primeira edição do livro secreto. Adorei! https://stoneartbooks.blogs.sapo.pt/navegador-solitario-26640
Imagem de perfil

De Edite a 26.04.2018 às 23:14

Magda, quero ler e vou procurar comprar os dois
Imagem de perfil

De HD a 26.04.2018 às 17:15

Nunca tinha ouvido falar desse escritor... -.-
Imagem de perfil

De Edite a 26.04.2018 às 23:13

Nem eu, mas é muito bom!

Comentar post





Arquivo



Mensagens




O que estou a ler...

image.jpg