Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Livro Pensamento

O Livro Pensamento

O piropo | A sério? # 3

Vários juristas vieram criticar a decisão do tribunal por deliberar que "comia-te toda" não é crime. Esta decisão,ou melhor, acórdão do tribunal da Relação de Coimbra é justificada por uma alteração à lei, que ocorreu em momento posterior.
Resumindo e baralhando, a expressão "Estás cada vez melhor! Comia-te toda! És toda boa! Pagavas o que me deves!" dirigida a uma mulher, na via pública, constitui "linguagem boçal e ordinária, susceptível de ferir a sensibilidade subjectiva da visada, não atinge, no seu todo, o patamar mínimo da dignidade ético-penal apto a fazer intervir o tipo de crime previsto no artigo 183.º do C.P."

Depois de ler isto tudo, como é óbvio, enquanto mulher não poderia ficar indiferente. Não há dúvida que certos valores se vão perdendo. Eu, para me animar, fui pesquisar mais um videozito e eis que surge: "És tão boa!" do Herman José. Nãooo tem nada de piropo, ou de dichote e já faz parte da nossa tradição (se calhar o tribunal deveria ter deliberado com fundamento na tradição, não é?).