Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




320x.jpg

Opinião: Começo por avisar: nunca se deve julgar um livro pela capa porque o que conta é o conteúdo. Este livro é um livro secreto e veio parar a minha casa há uns meses atrás. Abri muito rapidamente o embrulho que continha o livro, porém, a ilustração na capa desiludiu-me logo e, naquele instante, pensei: é um livro da escola! Esta foi a primeira impressão. Quando comecei a ler o primeiro capítulo,com a descrição de uma aldeia pobre algures no interior de Portugal, ela voltou. Na minha perspetiva, estava a ler para a disciplina de português. Mas fui resistente e avancei. À medida que fui lendo comecei a apreciar a escrita de Ferreira de Castro. Aliás, acho que as descrições são necessárias e muito realistas. Embrenhei-me então na história do Manuel da Bouça, na pobreza da sua aldeia e no seu sonho. Emigrar representaria uma forma fácil de ganhar dinheiro. Ingenuamente Manuel da Bouça pede dinheiro emprestado e compra a viagem, deixando a mulher e a filha. Com isso lucraram e enriqueceram os "vendedores de sonhos" lá da aldeia. Já o pobre desgraçado do Manuel da Bouça, cheio de receio de viajar de barco, embarcou numa ilusão. 

No geral, uma história para pensar e refletir pela atualidade do tema da experiência emigração. Em particular, uma menção especial para escrita que nos emociona (o próprio Ferreira de Castro emigrou e passou por dificuldades) levando-nos a "sentir" todas as sensações, pensamentos e emoções de Manuel da Bouça. Coitado do homem, só lido. 

 
 
Em todas as aldeias próximas, em todas as freguesias das redondezas, havia o mesmo anseio de emigrar, de ir em busca de riqueza a continentes longínquos. Era um sonho denso, uma ambição profunda que cavava nas almas, desde a infância à velhice. O oiro do Brasil fazia parte da tradição e tinha o prestígio duma lenda entre os espíritos rudes e simples. Viam-no reflorir nas igrejas, nos palacetes, nas escolas, nas pontes e nas estradas novas que os homens enriquecidos na outra margem do Atlântico mandavam executar.
 
 
Classificação: 5/5 - Gostei bastante.
 
 

 

 

 


7 comentários

Imagem de perfil

De HD a 06.10.2017 às 18:08

Hummm... secreto ;p
Imagem de perfil

De Editepf a 08.10.2017 às 20:11

É um grupo que partilha livros pelo correio. Ainda não conhecias? Deixei link para quem não conhece^_^
Imagem de perfil

De HD a 08.10.2017 às 20:51

Não!
Já fui espreitar ;p
Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 06.10.2017 às 22:35

Que raio de capa, realmente! Tenho visto muitas referências a Ferreira de Castro porque tenho passado muito em Sintra, aguçaste ainda mais a minha curiosidade :)
Imagem de perfil

De Editepf a 08.10.2017 às 21:21

Existe uma edição recente, salvo erro da Cavalo de Ferro, que tem uma capa com o navio. Parece ser uma capa melhor mas não vi o livro fisicamente por isso não opino. 
Gostei da escrita de Ferreira de Castro e se chegares a ler algum espero que me digas a tua opinião.
beijinhos e uma boa semana
Sem imagem de perfil

De A Hipster Chique a 06.10.2017 às 23:37

Gostei :)

Comentar post





Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Instagram