Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ele está de volta, de Timur vermes

por Editepf, em 18.10.17

Ele-Esta-de-Volta.jpg

Sinopse: aqui.

Opinião: Li há algum tempo mas a história ainda está bem presente na minha memória. Trata-se de uma sátira aos tempos modernos e o protagonista é o Adolf Hitler, o que, só por si, prometia ser uma leitura complicada e muito irritante.

Hitler acorda, desorientado, no ano de 2011 num jardim em Berlim, perto do Bunker. Não sabe o que lhe aconteceu e, como conhece muito bem Berlim (de há quase 70 anos atrás),  começa a percorrer as ruas da cidade, vestido com a sua farda. Todos julgam tratar-se de uma sósia do ditador, mas isso é motivo para as pessoas, com que se cruza, o encararem com sentido de humor, afinal todos julgam tratar-se de um ator que encarna realisticamente o papel!!! Só que não. Eu é que não gostaria de o ver na rua, contudo, parece que os alemães apreciam humor negro...

O que torna este livro divertido são as dificuldades com que Hitler se depara, em especial, com as novas teconologias e com as pessoas, o que me faz recordar a situação hilariante em que ele julga que o LCD, no quarto de hotel, é um cabide para pendurar o casaco (ahahah).

Além da sátira, o escritor faz ainda uma crítica à sociedade consumista, à política na Alemanha de Merkel e ao jornalismo sensacionalista.

Achei muito interessante e a escrita muito acessível. A capa, de um minimalismo muito apelativo e revelador, foi o que me chamou mais à atenção. O único ponto que destaco, como sendo o menos favorável, foi o final da história, porque não quero nem aceito que alguém como Hitler passe de Besta a Bestial. Porém, há quem entenda isso como um final em aberto e em que o final é deixado à imaginação do leitor (eh, finjo que acredito).

O primeiro livro de Timur Vermes é uma surpresa agradável e de muita criatividade. Dá que pensar. Eu refleti e tremi perante o facto de a história ser um ciclo em que tudo se repete.

Já pensaram sobre isto?

 

Classificação: 4/5 - Gostei bastante


6 comentários

Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 18.10.2017 às 09:27

também gostei bastante. 
Imagem de perfil

De Editepf a 18.10.2017 às 20:21

Eu gostei e também estou a achar muito cativante o Dom Casmurro.Bjs
Imagem de perfil

De Felis a 18.10.2017 às 09:57

É um livro que me suscita alguma curiosidade. Vou inclui-lo na minha wishlist! 
Imagem de perfil

De Editepf a 18.10.2017 às 20:18

É bom saber!
Imagem de perfil

De HD a 18.10.2017 às 18:41

A capa está fenomenal ;p
Imagem de perfil

De Editepf a 18.10.2017 às 20:18

O título no sítio do bigode é mesmo muito original:)

Comentar post





Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Instagram