Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Os Filhos da Mãe, de Rita Ferro
 
 
“Não tinha quartos nem sobrado, mas era casa: o chão era de cimento e o espaço um só”. 
Inicia-se assim a história de uma família portuguesa numerosa que partilha umespaço exíguo. Na mesma casa moram: o Pai, funcionário das finanças, a mãe chamadaVenância, os filhos (o Mais Velho, o Segundo, os Gémeos e a Anã), o Escritor (queé o hóspede), as ratazanas (as quais têm nomes como Maçarico, Sirigaita e oSenhor Salema), o cão (Covas), o peixe e, por último, Cuba, a filha de umarelação anterior, que chega com os seus quatro filhos.
Citação: “Cuba, não, chamava-se Amparo, mas como o Paiassociava o nome à farinha disse-lhe: ficas Cuba que não engorda”.
 
A felicidade é um chá contigo, de Mamen Sánchez
 
 
O inspetor Manchego, figura muito peculiar - escolheu esse nome por ser um homem de “muita acção”,por supuesto, e por lhe soar melhor no seu WalkieTalkie-, fica encarregue de descobrir o paradeiro do jovem inglês AtticusCrafstman. Neste mistério, existem vários personagens, destacando-se o inspector,que mal sabe inglês, cinco mulheres (astutas) da revista Libertate, que lutam para manter o seu trabalho, sendo que umadelas é a feiticeira de olhos azuis chamada Soleá (curiosamente nome de um tipo ousubtipo do flamenco gitano).
 
Nesta comédia de costumes, o enredo não é intenso, nem se desenrola com muito mistério ou grande acção até porque nos apercebemos logo de qual vai ser o final.No entanto, considero que a escritora procurou evidenciar uma história deamor e o choque entre duas culturas, a inglesa e a espanhola, e por isso usou várias referências ao formalismo inglês e ao chá Early Grey (muito apreciado pelos ingleses), por contraposição à despreocupação, às festividades, à comida espanhola e aochá da Dona Candela (chá esse ao que parece “afrodisíaco”?!).
Citação: “Teria de escolher muito bem as palavras, disse para si próprio, e de seguida adormeceu e sonhou que uma tribo de canibais o metiadentro de uma panela de água a ferver”.
Pensamento:  Felicidade é o convívio em família.
 

Autoria e outros dados (tags, etc)



foto do autor



Arquivo



Mensagens