Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Boneca de luxo, de Truman Capote

por Editepf, em 20.06.17

BL.gif

 

Boneca de Luxo é o título traduzido do romance de Truman Capote, o qual foi escrito em finais de 1950 e publicado em 1958. A história começa pelo fim e o narrador, que não revela o seu nome, começa a contar, quinze anos depois, o ano que passou na companhia de Holly Golightly. E foi no ano de 1943 que algo captou a atenção do narrador: a caixa de correio da vizinha e o cartão sugestivo na mesma "Em Viagem".

Holly, a vizinha, é jovem, bonita, loura e ambiciosa, gosta de grandes festas e de estar rodeada de homens influentes. 

Basicamente o tema central, neste pequeno livro, é o da amizade e da liberdade. Holly é livre. Holly busca a sua felicidade, a fama e o sucesso, de forma a ter sempre quem a sustente.Os amigos facilmente se apaixonam e "Fred", como é chamado por Holly uma vez que lhe lembra o irmão, é o escritor/narrador e vizinho de Holly.

Esta é uma das obras mais elogiadas de Truman Capot, mas, apesar de ter gostado da escrita e da leitura rápida, não me encheu as medidas. Ainda assim vou dar outra oportunidade com "Sangue Frio" (perceberam o trocadilho?).

A nossa casa é onde nos sentimos em casa. E eu ainda estou à procura. 

 

Sinopse:Holly Golighly é mais do que uma boneca de luxo. Deslumbrante, espirituosa e ternamente vulnerável, inquietando as vidas dos que com ela se cruzam, é retratada por Truman Capote em Breakfast at Tiffany’s (Boneca de Luxo), um romance tocante e singelo sobre a amizade, que constitui uma autêntica história de sedução.


16 comentários

Imagem de perfil

De Chic'Ana a 20.06.2017 às 08:40

Eu recordo-me de algo similar... não sei se já li o livro ou se foi algum muito parecido!
Beijinhos
Imagem de perfil

De Editepf a 20.06.2017 às 21:58

A mim fez-me lembra muito a Marilyn MonroeImage
Imagem de perfil

De fashion a 20.06.2017 às 10:44

Parece muito bom
Imagem de perfil

De Editepf a 20.06.2017 às 21:57

Lê-se bem e há boas críticas. 
Imagem de perfil

De HD a 20.06.2017 às 20:58

De Truman só conheço mesmo o Sangue Frio ;p
Imagem de perfil

De HD a 20.06.2017 às 21:50

Muito intenso e arrebatador, embora um nadinha sádico :)
Imagem de perfil

De Editepf a 20.06.2017 às 21:56

Tenho de ler. Image
Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 20.06.2017 às 21:41

Eu adorei este livro, quando o li, mas percebo que não seja "suficiente" para muitos. O "In Cold Blood" é muuuuito diferente, mas adorei também - marcou-me imenso!
Imagem de perfil

De Editepf a 20.06.2017 às 21:46

Não sei muito bem a razão, mas pensei que a Hooly era uma crítica a Marilyn Monroe, até na referência à Tifannys e aos diamantes. Se calhar estou muito enganada, no entanto, esse pensamento deixou-me um bocado de pé atrás.
Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 20.06.2017 às 21:48

Não sei se seria crítica - sei que, quando fizeram o filme, o Capote ficou chateado porque não queria a Audrey Hepburn mas sim a Marilyn... que o terá inspirado. Nunca tinha pensado no assunto como "crítica", mas quiçá até tenhas razão nalguma coisa!
Imagem de perfil

De Editepf a 20.06.2017 às 22:02

Não sabia disso! Gosto muito desta troca de impressões. Pensei logo nela pelo seguinte: loura, casada, sai de uma terra pequena para hollywood... Depois certas frases como: não querer seguir a carreira de atriz porque não queria aquela vida ou quando Holly diz que gosta de ir à Tiffanys tomar o pequeno almoço sendo que os diamantes não são do seu interesse...hum...Image
Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 20.06.2017 às 22:27

É de toda esta partilha que gosto mais! :) Engraçado, essa comparação de vidas e frases faz todo o sentido - mas na altura que li não pensei nisso, de todo.
Imagem de perfil

De alexis a 20.06.2017 às 23:50

Li o livro enquanto andava no secundário  provavelmente depois de ter visto filme, que ainda gosto gosto de rever, mas não me lembro da opinião com que fiquei do livro...
Imagem de perfil

De Editepf a 22.06.2017 às 13:31

A história é curta, mas é natural que já não te lembres:)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.10.2020 às 19:42

Quem são as personagens principais deste livro ?????

Comentar post





Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Instagram