Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Não vou falar de comida nem de conselhos para uma vida saudável. Vou expor um conceito que se prende com uma dieta equilibrada de livros. Se me enganei? Nem pensar. Sei que vos pode parecer um absurdo e se acreditam que não existe tal coisa, na verdade existe. Sempre existiu. 

 

Admito que desconhecia que era uma adepta deste tipo de dieta, já que a outra não funciona, mas, após pensar um pouco sobre a forma como escolho os livros, cheguei à conclusão que o meu menu de leituras é muito variado. E porquê, perguntam vocês? Porque não leio sempre o mesmo género ou o mesmo autor. Creio que ando sempre a pensar em várias coisas ao mesmo tempo. A reflexão é maior. O poder de argumentação também. Ah, e a criatividade, claro!

 

No que se refere à forma de escolher livros, não tenho nada contra aqueles ou aquelas que optam por clássicos, fição, biografias, ou outro tipo de leituras que suscitem interesse. O importante é ler. Aliás, sabiam que poderão só conseguir ler 3.500 livros durante a vossa vida? É assustador. Não gosto de estatísticas e sempre fugi da matemática!

 

Voltando ao tema inicial, eu comecei a ler aos 9 anos e nunca mais parei. Os gostos foram variando com a idade. No entanto, talvez por ter tido contato com livros de aventura, policiais, romances, fição, esoterismo, terror, suspense, thriller, desde tenra idade, nunca me cingi a um único género. 

 

Não pensem que isto é fácil. Tal como na outra dieta, a minha dieta equilibrada de livros leva-me a fazer disparates. Porque também nesta dieta há dia da asneira e nesses dias devoro os livros a que designo de "fast food". Nesses dias, preciso de sair do tom sério, desligar-me do mundo e usar unicamente a imaginação.

 

Além disso, a minha dieta equilibrada faz com que procure os melhores ingredientes, nas prateleiras de supermercado, nas estantes de livrarias e nas feiras de velharias ou do livro. E o ingrediente secreto que costumo usar é o do preço mais baixo. Sabe sempre bem e raramente dececiona! 

 

Para tudo há uma receita e acredito que os blogues literários terão a sua guardada a sete chaves. Nesse caso, o segredo é a alma do negócio. 

 

Na dieta equilibrada de livros não há segredos e a receita é bem vossa conhecida. 


E vocês, já estão a fazer dieta?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


12 comentários

Imagem de perfil

De Magda L Pais a 30.10.2017 às 10:12

eu sigo a mesma dieta e dou-me muito bem :)
Imagem de perfil

De Edite a 30.10.2017 às 23:04

Ahahah. Eu cometo uns deslizes no dia da asneira, mas de resto porto-me sempre bem!:)
Imagem de perfil

De Edite a 30.10.2017 às 23:16

Também gostas de procurar os melhores ingredientes nas prateleiras dos supermercados, das livrarias e nas feiras, sobretudo ao mais baixo preço? 
Imagem de perfil

De HD a 30.10.2017 às 20:39

Isto sim, uma dieta que se recomenda a todos :-)
Imagem de perfil

De Edite a 30.10.2017 às 23:02

 Eu recomendo que leiam o que mais gostam. A "dieta" consiste em ir variando. E, sim, é uma dieta que recomendo a todos:)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.11.2017 às 11:43

Comecei a ler aos 7 e a partir dos 16 anos ganhei um hábito de Outubro a Outubro - fazer uma relação do que leio e comento por escrito. Com o passar dos anos (tenho neste momento 57) sou assumidamente "bulímica". Não me vejo sem um livro nas mãos e digo muitas vezes que "se os livros concedessem longevidade, seria eterna".
Sem também gostar de números, vou hoje fazer umas contas. Será que já ultrapassei os 3500? Estou curiosa.
Imagem de perfil

De Edite a 02.11.2017 às 20:57

Anónimo, também fiquei curiosa. Já ultrapassou os 3500?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.11.2017 às 09:46

Prometo que vou fazer a contagem no fim de semana. Fica o "suspense"...
Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 02.11.2017 às 18:51

Eu leio o que quero :) coisas mais ou menos conhecidas, mais ou menos "populares", não costumo classificar particularmente livros por géneros :) acho que há algum equilíbrio!
Já na comida não dá para comer o que quero :p
Imagem de perfil

De Edite a 02.11.2017 às 20:56

A minha dieta - de comida- anda muito mal. Felizmente tenho os livros para me fazer pensar noutras coisas. 
Bjs



Sem imagem de perfil

De Bárbara Ferreira a 03.11.2017 às 18:19

Nem digas nada, eu estou em plena terra dos croissants...
Imagem de perfil

De Edite a 05.11.2017 às 16:47

Que maravilha. São tão bons aí... aproveita.

Comentar post



foto do autor


Arquivo



Mensagens