Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Flores.jpg

Afonso Cruz tem-me surpreendido imenso. Iniciei o ano a ler «Flores» e para o ano pretendo ler todos os livros que tiverem sido publicados. Todos. Leram bem. E acreditem em mim quando digo que o melhor de 2016, que nesse ano recebeu o Prémio Literário Fernando Namora, é o que mais gostei de ler em 2017. Assim é. Os capítulos são curtos e a leitura é rápida e prende muito o leitor. Li-o num dia e de vez em quando volto a abri-lo e a sublinhar mais algumas frases. 
 
A minha descoberta «Afonsiana» começou e promete ser a melhor de todas!
 
«Viver não tem nada a ver com isso que as pessoas fazem todos os dias, viver é precisamente o oposto, é aquilo que não fazemos todos os dias».
 
«Podemos olhar para uma frase e percebemos que aquilo é um mar, uma maneira de ser feroz, de navegar, de viajar, de ter peixes, de ter lágrimas. Eu acreditava que as frases eram armas capazes de mudar, de lutar, de resistir. Armas capazes de disparar um futuro».
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

 

crime e castigo.jpg

A pergunta de hoje é: «Um livro bastante desejado, e que superou todas as expetativas»; a minha resposta, sem qualquer hesitação, é o livro «Crime e Castigo», de Fiódor Dostoéivski.

 

Ouvi falar tanto nele (até Ernest Hemingway, em «Paris é uma Festa«, referiu que era de difícil leitura) que queria muito ler.  Tive sempre com um certo receio de que não fosse gostar e, ao mesmo tempo, sentia que estava em falta ler um livro da literatura Russa. Finalmente, quando li, achei o livro tão extraordinário que, além de superar todas as expetativas, merece ser relido. 

Concordam comigo? Olhem que o silêncio também é uma resposta. Eheheheh.

 

Se puderem e tiverem curiosidade, como eu que vou cuscar as respostas da Magda, da Just, da Alexandra,da Azulmar,da Sofia, da Sandra, da Girl e da Fátima, passem pelos blogues delas. Não deixem de comentar e espalhar o espírito natalício.

 

 

Foto: Christmas app

Autoria e outros dados (tags, etc)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

árvores das mentiras.jpg

Primeiro dia de dezembro e inicia-se o desafio de «Natal com Livros» com a pergunta «Que livro gostarias de ganhar no Natal?», pergunta que adoraria que estivesse no plural, uma vez que seria tão, mas tão mais fácil de responder, não acham? 

 

Na última ida à livraria, encontrei um livro que se destacou (na altura, pois agora existem várias novidades) e depois arrependi-me de o não ter comprado. Já devem ter percebido que «A Árvore das Mentiras», de Frances Hardinge,  é o TAL livro que gostaria de receber no Natal, por várias razões: chamou por mim, é diferente e é sobre uma árvore que se  alimenta de mentiras sussurradas e dá um fruto que revela segredos ocultos. Ora o meu «feeling» anda irritado pela curiosidade e o melhor é respeitar a sua vontade.

 

Olhem bem para a foto, nem o pai Natal parece convencido e acho que está a tentar entender a razão deste meu pedido, até porque, como sabemos, ele lida muito mal com mentiras. 

 

 

Ainda estão a tempo de se juntar ao desafio (como explicado aqui), mas se quiserem apenas ver como são diferentes as nossas respostas, passem no blogue da Magda, da Just, da Alexandra,da Azulmar,da Sofia, da Sandra e da Girl. Porque não se juntam a nós?

 

 

Ah, e comentem, porque o pai Natal só dá presentes aos meninos e meninas bem mandados. 

 

Foto: Christmas App

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Juntei-me à Magda, à Just  e à Alexandra  no desafio que consiste em responder a 25 perguntas entre o dia 1 e 25 de dezembro, às 10h15, em cada um dos nossos blogs.

 

As perguntas:

  1. Que livro gostarias de ganhar no Natal.
  2. Um livro bastante desejado, e que superou todas as expectativas.
  3. Um livro com personagens com quem gostarias de passar a noite de Ano Novo.
  4. O livro que escolheste para ser a primeira leitura do próximo ano.
  5. Um livro onde adorarias passar o Natal
  6. Um livro com uma capa tão bonita que merecia estar exposto junto com a decoração de Natal
  7. O livro perfeito para ofereceres de presente a quem gostas, sem medo.
  8. Um livro que odiaste e que oferecerias para alguém de quem não gostas.
  9. A capa mais natalícia dos teus livros
  10. Escolhe três personagens que convidarias para passar a Consoada em tua casa. 
  11. Qual a personagem que, idealmente, cozinharia a ceia no dia 24 de Dezembro?
  12. Que personagem literária poderia ser o Pai Natal?
  13. Que livro não é de Natal mas achas que tem um clima natalício.
  14. Que livro é tão importante que gostarias de o colocar no lugar da estrela na árvore do natal.
  15. Está imenso frio. Que livro colocarias na fogueira para arder?
  16. Ofereceram-te um livro que odeias. Que livro é esse?
  17. Na TV só passam filmes de natal com cenas e mais cenas de casas debaixo da neve. A que personagem literária atirarias com uma bola de Neve?
  18. Que livro pretendes ler na época festiva?
  19. Com base na longa viagem que os reis magos fizeram sem saber o que iam encontrar pelo caminho, indica um livro leste sem saber a sinopse ou do que se tratava mas que adoraste
  20. A Árvore de Natal, antes de o ser, era também um símbolo do renascimento Indica-nos que livro, não importa o tempo quanto tempo passou, é teu preferido e que merece ser lido e relido.
  21. Que personagem merece ficar fora da lista de presentes do pai Natal porque se portou muito mal?
  22. Quero passar o natal com... Escolha o local fictício perfeito para passar essa época natalícia com o personagem perfeito.
  23. Natal tem tudo haver com nostalgia e sentimentos, qual é aquele livro que lhe traz todas essas sensações?
  24. Depois da ceia, estás com sono mas apetece-te ler.. que livro levezinho escolhes reler?
  25. Durante a noite escutas barulhos estranhos vindos da sala. Será o Pai Natal? O melhor é não arriscar e escondeste debaixo dos lençóis. Que livro também te dá arrepios?

 

Vamos espalhar o espírito do Natal a partir de amanhã?

Quem se junta a nós?

 

giphy.gif

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


foto do autor



Arquivo



Mensagens